sábado, 11 de junho de 2011

Uma Nova Religião

     É incompreensível como nos dias de hoje, igrejas que se dizem seguidoras dos ensinamentos de Jesus não atentam ao que nosso Mestre nos instruiu em Mateus 6.25-34: "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos, quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? [A questão não é que os pássaros não fazem nada - um pássaro adulto não permanece no seu ninho de bico aberto - , mas que os pássaros não se afligem com relação ao que o futuro lhes reserva. Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra, 2ª edição] E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestido, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham, nem fiam; E eu vos digo que, nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque, todas estas coisas os gentios procuram.) De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.", apresentando assim um evangelho comercial, onde a igreja se assemelha a uma loja; o púlpito, a um balcão; as bênçãos são os produtos; e os membros como fregueses. Ovelhas são vistas do altar por seus pastores como "$" nos bancos.
     Onde está a adoração desinteressada, sem objetivos incubados? Faz-se necessário fundar uma nova religião, onde se adore verdadeiramente a Deus, tendo em vista que as igrejas evangélicas já não dão mais conta disso. "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (Jo 4.23-24).
     A vergonha no evangelho de hoje é ver ovelhas se mostrando para seus pastores, e o que é ainda mais feio, pastores fazendo o mesmo com seus bispos, onde imaginamos Jesus assentado em um dos bancos da igreja aguardando que alguma alma caridosa se lembre de adorá-lo também.
     Vemos crentes bebês, que são aqueles que vão à igreja apenas para "campanhas" ou "propósitos", outros são adolescentes, que vão à igreja e oram: "Senhor, se somos teus filhos, temos direito à herança, pois Tu és, Senhor, o dono do ouro e da prata", parecendo até que estão exigindo de seu pai, Deus, a sua parte na herança, comparando-se desta forma ao filho pródigo. E raramente vemos crentes adultos, que são aqueles que apenas adoram ao seu Pai.
     Quando o Senhor Jesus nos ensinou a orar, deu-nos como exemplo a oração conhecida como Pai Nosso, que se bem analisada, observamos se apresentar nas seguintes divisões:
1ª- Adoração Inicial: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;"
2ª- Invocação: "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu"
3ª- Pedido de Sustento de Cada Dia: "O pão nosso de cada dia nos dá hoje"
4ª- Súplica por Sua Graça: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal"
5ª- Adoração Final: "porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém."
     Esta oração, portanto, não precisa ser repetida integralmente, foi um modelo apresentado pelo Senhor Jesus, modelo este que agrada ao nosso Deus. Portanto, adore, invoque, peça, suplique e adore novamente ao seu modo, com as suas próprias palavras, sem utilizar de um discurso feito.
     Concluindo, portanto, não é por causa desses argumentos apresentados que devamos gastar desordenadamente, tendo em vista ser propósito de Deus que saibamos bem administrar nossas finanças: "Pois, qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele" (Lc 14.28-29).
     Cresçamos no evangelho, amados irmãos!

                               Até a próxima semana.

                                                     Fique na Paz do Senhor Jesus!

Um comentário:

  1. A paz de Cristo, irmão!
    Bem é verdade suas palavras. Texto claro e direto.
    O que andam fazendo com a Igreja do Senhor?!
    Entretanto, não generalizo nem pastores e nem membros, porque muitos se "salvam", onde se encaixa o título "Separando o joio do trigo".
    Que cada um faça o que te cabe como servo, adorador, cristão e seguidor de Jesus.
    Um abraço.
    Vanessa

    ResponderExcluir