sábado, 25 de junho de 2011

Deus não Escolhe os Capacitados, Capacita os Escolhidos

     Vejamos um trecho importantíssimo escrito por Paulo: "faça-se tudo decentemente e com ordem." (I Co 14.40), trecho este presente num contexto de exortação à ordem no culto. De encontro com este princípio, vemos músicos em cima do altar afinando instrumentos minutos antes do início do culto, ou até após o início dele, passando músicas, dando dessa forma uma "prévia" dos louvores que serão entoados, onde o momento mais oportuno para tal seria num ensaio, em dia e/ou horário distintos ao do culto, dessa forma, dão apenas uma "passadinha" nas músicas, ao invés de ensaiar, alegando que tudo que é feito de coração Deus recebe. Porém, Deus conhece nossas limitações, mas também conhece nossas capacidades, e sabe que podemos fazer melhor do que isso. E trabalhar na obra do Senhor de forma desleixada nunca irá agradá-lo.
     Muitos são os que, independente do departamento em que atuam na igreja, aproveitam-se de uma frase, que embora pensam ser um versículo da Bíblia, na verdade é uma frase de Albert Einstein [embora haja todo um contexto bíblico para ela]: "Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos", como desculpa de que tudo pode ser feito sem uma responsabilidade, ordem, planejamento e preparo. Deus não chama para Sua obra apenas os que já são capacitados, muito pelo contrário, o Senhor muitas das vezes escolhe os que não são para confundir os que são, mas podemos também observar que os que Ele escolhe, também capacita, caindo por terra a velha desculpa de que nunca precisamos nos aprimorar, pelo fato de o Senhor ter nos escolhido quando ainda não éramos capazes.
     É fato presente ainda em nossa geração o relatado no livro de Lucas: "os filhos deste mundo são mais prudentes, na sua geração, do que os filhos da luz." (Lc 16.8). Dessa forma, deveríamos aprender importantes lições com componentes de escolas de samba, por exemplo, pois ensaiam o ano inteiro para apenas alguns minutos de desfile; economizam o pouco que possuem para comprar fantasias caríssimas; compõem sambas com arranjos profissionais, e no final os oferecem a santos e orixás, enquanto ao nosso Senhor Jesus "coitado" qualquer coisa tá bom.
     O que estamos oferecendo ao nosso Senhor? Ele por nós ofereceu o seu próprio corpo. "tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos." (Ml 3.7).


                                     Até a próxima semana.

                                                           Fique na Paz do Senhor Jesus!

Um comentário:

  1. A paz do Senhor, gostei muito essa mensagem, foi direto para mim, pois faço parte do Ministério de Louvor da igreja na qual sou membra e também já compartilhei com os demais levitas.
    Kellry

    ResponderExcluir