sexta-feira, 13 de maio de 2011

Momento de Adoração é para Adorar

     Independentemente da denominação, o problema tem se repetido com freguência, e de forma crescente. Vemos equívocos que ocorrem durante o culto ao Senhor.
     O mal deste século já havia sido advertido nas Escrituras: "Nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos; Porque haverá homens amantes de si mesmos (...), mais amigos dos deleites do que amigos de Deus." (II Tm 3.1-4). Esta passagem nos adverte ao número cada vez maior de pessoas que têm buscado a Deus para solução de seus problemas, lotando cultos onde estejam sendo realizados "propósitos" e/ou "campanhas", pessoas estas que, cessado o propósito, somem da igreja ou caçam outra que esteja iniciando um novo. As pessoas se apóiam em interpretações equivocadas de versículos soltos da Bíblia para acreditar que Deus vai derramar bênçãos financeiras em suas vidas independente de um relacionamento sincero com Ele.
     A essência da criação do homem é adorar ao Senhor, e o que nosso Deus espera de nós é que apenas o busquemos, que Ele, conhecedor de todas as nossas necessidades, nos sustentará: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." (Mt 6.33).
     Quando é pregado Plano de Salvação, a igreja permanece fria, mas quando o pastor profetiza alguma bênção, vemos os membros darem Glórias a Deus, falarem em línguas e rodarem no poder.
     O que não falar dos "louvores"? Irmãos, atentem que na música gospel existem diversos estilos, mas nem todos são adoração. Temos músicas que são louvores, orações, simplesmente músicas e outras que são palavras proféticas. Assim sendo, não podemos adorar ao Senhor cantando por exemplo: "Eu serei pai de multidões, tocarei em muitas gerações" (Pai de Multidões, de Fernandinho), ou "Dizem que não sou capaz, dizem que não vou vencer" (Dizem, de Trazendo a Arca), mas do mesmo grupo temos por exemplo um autêntico louvor, que diz: "Tu és Senhor e rei, governas sobre o universo" (Senhor e Rei, de Trazendo a Arca). Reparem como a música Faz um Milagre em Mim, de Regis Danese, é uma oração, e temos também a música Grandes Coisas, de Fernandinho, que inicia em adoração: "Tu és o Deus dessa terra, Tu és o Deus desse povo, és o Senhor da nação". Há até mesmo aqueles "louvores" onde são aproveitados todo o arranjo de outras músicas seculares.
     Portanto, amados, cuidado ao escolherem os louvores, observem se realmente estão adorando a Deus com as canções que planejam cantar. Há um momento certo do culto para cada estilo, mas momento de adoração é para adorar. Voltemos novamente a Bíblia: "Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas estes, que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento." (II Co 10.12).
     Observamos comentários e atitudes impróprios no altar, quer sejam de pastores ou de ministros de louvor. O sangue de Cristo foi o preço pago por mim e por você na cruz para que o véu se rasgasse. Atentem para a seguinte passagem: "Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes, diante do Senhor, que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes. Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade; Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena." (II Tm 2.14-17).
     O que dizer dos nomes dados aos cultos? "Culto das Portas Abertas", "Culto da Revelação", "Culto de Libertação", que, aliás, este último merece um comentário. Libertação é pela Palavra: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Jo 8.32), sendo que nem mesmo a Palavra é pregada nesse tipo de culto. Neste tipo de culto, observa-se que pastores e obreiros entrevistam os demônios manifestos nas pessoas, para saber de quem ele recebeu algo para agir na vida daquela pessoa, mas não o devemos fazer, pois: "ele foi homicida desde o pricípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (Jo 8.44), assim podendo mentir com a oportunidade de criar contenda, e vemos também pastores, que no momento de expulsar demônios costumam dizer: "espírito maldito". Amados, nem aos demônios devemos proferir palavra de maldição: "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda." (Jd 1.9), portanto, devemos apenas repreendê-lo em nome de Jesus.
     Irmãos, vamos consertar o culto do Senhor, para que em Sua casa Ele se encontre!


                          Até a próxima semana.

                                       Fique na Paz do Senhor Jesus!

    

4 comentários:

  1. Que estudo fantástico! Tenho prazer em fazer parte deste ministério. Servos de Deus que não tem medo de falar a verdade. Fiquem na Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosooooo! Parabéns. Vim conhecer o seu cantinho e te convidar a visitar o http://mulheresnopeniel.blogspot.com
    Deus abençoe vc e sua familia

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor a todos!

    Aos irmãos que desejarem se aprofundar mais neste assunto, recomendo o estudo "Adoração e Louvor", de Elias Tavares.
    Acessem o site Música Sacra e Adoração em: www.musicaeadoracao.com.br
    Para acessar diretamente o referido estudo, utilizem: http://www.musicaeadoracao.com.br/palestras/adoracao_louvor1.htm
    Após essa leitura acredito que não haverá mais dúvidas quanto ao assunto.

    A Paz!

    ResponderExcluir
  4. Amém,que benção gostaria de receber sempre esses estudos.Que Deus continue os abençoando!!

    ResponderExcluir