domingo, 17 de abril de 2011

Satanás está Brincando na Igreja

     Nossa atual geração, para muitos estudiosos da Bíblia, é possivelmente a geração do arrebatamento da Igreja de Cristo. Todos nós, independentemente de denominação evangélica, estamos sendo atacados por nosso inimigo, Satanás, de forma sutil, com o intuito de mutilar o Corpo de Jesus, utilizando para isso o próprio povo de Deus. A essa altura você já deve estar se perguntando: Como assim nos usando?
     Satanás sempre desejou ter o domínio de nosso corpo, assim como podemos observar pessoas possuídas por espíritos malignos, e foi assim também quando disputou o corpo de Moisés, após a sua morte: "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda." (Jd 1.9).
     Podemos facilmente observar o quanto há uma "rivalidade" entre as denominações, pelo fato de possuírem dons diferentes do Espírito. Podemos citar como exemplo algumas denominações que além dos vários dons que possuem, destacam-se em: Mundial do Poder de Deus (dom de cura); Internacional da Graça de Deus (dom da Palavra); Universal (dom de libertação); Assembléia de Deus (dons de profecia e de revelação). Quanto a isso, Paulo, em I Coríntios 12.4-9 escreveu: "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo, em todos. Mas, a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar.", e em Romanos 12.4-6: "Porque assim como, num corpo, temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada".
     Amados irmãos, Satanás tem feito com que o povo de Deus se escandalize pela diversidade de dons, levando o cristão a ter o conceito de que apenas sua denominação é a certa, enquanto as demais "pecando". Portanto, devemos respeitar essas diversas manifestações do poder de Deus: "Porque, quem não é contra nós é por nós." (Mc 9.40). Claro que nem tudo é o verdadeiro evangelho, pois vemos que não apenas a religião evangélica é uma religião cristã, como também o catolicismo e o espiritismo, por confessarem a existência de Jesus, mas estas encontram-se corrompidas por idolatrias e falsas doutrinas, estando assim de encontro à Palavra do Senhor, nestes casos em particular devemos atentar ao que diz as Escrituras: "Mas, agora, vos escrevi, que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal, nem ainda comais" (I Co 5.11).
     Portanto, tenhamos todos nós a compreensão do Senhor para discernir os frutos do Espírito, não julgando Suas obras, mas respeitando-as. "Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros, em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação" (Ef 4.2-4).
     Temos no meio evangélico a doutrina da Visão Celular, ou Governo dos 12, que possui uma proposta de consolidação e formação de líderes com o objetivo de crescimento da obra. Por outro lado, observamos uma disputa por crentes de outras igrejas, como se o objetivo fosse apenas o de crescimento, número de membros, para se auto-definirem "pai de multidões". Na verdade o que acontece é que quem não se adere a ela é excluído da igreja, inclusive ministerialmente, ou até mesmo amaldiçoado por palavras proferidas do próprio púlpito. É estarrecedor ver que nesta doutrina são apresentadas frases como se fossem versículos da Bíblia, como: "A unção que eu honro, a ela me submeto e nela eu prospero", ou "Estou autorizado para prosperar", com o objetivo de levar quem está sob suas "coberturas" a agirem de forma favorável a seus interesses. Nesta visão observamos também uma idolatria no que eles chamam de "honrar" seus líderes, como forma correta de honrar sendo obediência incondicional ao que é dito e até mesmo financeiramente, perdendo muitas vezes o foco de que o que realmente importa é honrar a Deus. Nós do Ministério Separando o Joio do Trigo estamos aqui deixando nosso entendimento quanto à Visão Celular, não com o intuito de criticar o dom do Espírito que nela há, mas alertando a todos o que estão fazendo como a Igreja de Cristo, e também repudiar a ação de acrescentar às Escrituras Sagradas contextos novos. "Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que Eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus dos vossos pais, vos dá. Não acrescenteis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando." (Dt 4.1-2).
     Vemos que em diversas denominações tem predominado os conceitos de prosperidade financeira, não que a prosperidade não seja de Deus, inclusive a prosperidade do Senhor abrange todas as áreas de nossa vida, mas o plano de salvação tem sido esquecido. "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mt 6.19-21). "Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon." (Mt 6.24).
     Nosso Deus realmente é o dono do ouro e da prata: "Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos." (Ag 2.8), mas é Ele quem é o dono, e não nós. Tudo o que o Senhor tem nos dado é favor Dele para as nossas vidas, e não um direito à herança. Inclusive, quando recebemos de algum parente, significa que tal pessoa morreu, o que nunca ocorrerá com o nosso Deus.
     Diversas denominações, venhamos a nos unir, para que o Corpo de Cristo não tenha nenhum de seus membros amputado pelo nosso inimigo!


                          Até a próxima semana.

                                    Fique na Paz do Senhor Jesus!
    

2 comentários:

  1. Gostaria de alguma forma poder contribuir com o seu artigo sobre as atribuições de alguns ministérios citados nesta postagem.
    Penso ser necessário o equilíbrio de dons nos ministérios, mas principalmente o dom de entender e discernir as Boas Novas do Evangelho de Cristo, pois caso contrário corre-se o risco de atrofiar um dom em detrimento de outro. Como por exemplo:

    ASSEMBLÉIA DE DEUS - Foca-se muito no dom de profecia e revelação e se tem pouco conhecimento do Novo Testamento, ao ponto de não considerar o que está escrito em Isaías 53, a respeito de Jesus ter levado nossas dores e enfermidades. Preferindo ser orientado pelo livro de Jó, orgulhando-se, algumas vezes de suas enfermidades, ao se compararem com Jó.

    IGREJA UNIVERSAL - Considero um pronto socorro espiritual no tocante a libertação, todavia, aconselho aqueles que uma vez libertos, procurem uma igreja que tenha o ensinamento das Boas Novas do Evangelho de Cristo. Pois, a palavra que é enviada pelo Papa evangélico, é comum a todos os templos desta denominação, e o conteúdo da mensagem tem o objetivo de levantar fundos(R$) com sacrifícios de tolos, não só para curas, mas principalmente para o enriquecimento daqueles que participarem das "famosas" campanhas.

    IGREJA MUNDIAL - Trata-se de um líder discidente da IURD (Universal) com o mesmo modelo de ministério, com a diferença de ser mais acessível ao povo, porém com o comportamento instável, agindo grosseiramente e com desrespeito com os necessitados que dele se aproxima, para que ele seja o centro das atenções e tenham os olofotes voltados para si. Quando não, se faz de vítima, dizendo-se ser perseguido por todo aquele que está na mídia evangélica (TV), fazendo orações chorosas e apelativas. Todavia, usando o Nome de Jesus.

    IGREJA DA GRAÇA - Percebe-se que o líder desta denominação prega a Palavra com o objetivo de salvar vidas, pois o mesmo na sua mocidade foi membro da primeira versão da Igreja de Nova Vida, onde as verdades do Evangelho de Cristo eram pregadas como em nenhuma outra, trazendo o mover do Espírito Santo com equilíbrio e sobriedade. Quanto as demais unidades(templos), percebe-se que a palavra não tem a mesma unção e o entendimento que a do líder, pois as mesmas também(IIGD), estão focada em passagens do velho testamento para promoção de campanhas diversas.

    Gostaria que visitasse o meu blog e fizesse também comentário no tema(s) que lhe aprouver.

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Um abraço do Discípulo de Cristo.

    Paz Seja Contigo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário, serviu perfeitamente para complementar a postagem. Parabéns para os dois.

    ResponderExcluir