segunda-feira, 14 de março de 2011

Joio X Trigo

     O Joio normalmente é uma espécie de planta que cresce em área de cultivo de trigo. É considerado uma erva daninha (planta invasora), podendo ser venenosa. Quando ele é colhido e processado juntamente do trigo, pode comprometer toda a qualidade do produto obtido. A semelhança entre o joio e o trigo é tão grande que o joio costuma ser considerado como "falso trigo".
     O Senhor Jesus, quando se referiu à parábola do Trigo e do Joio, quis alertar justamente quanto ao falso cristão, que embora tenha uma semelhança muito grande com o genuíno, representa perigo à igreja, pois está ali plantado pelo inimigo, podendo comprometer a integridade espiritual dos escolhidos.
     Na referida parábola, observamos que o servo se propôs a retirar o joio da plantação, mas seu senhor assim não o permitiu que fizesse, pois poderia arrancar juntamente o trigo. Então, alertou que haveria um momento certo da colheita, onde seria primeiramente colhido o joio, atado em feixes para ser queimado, assim não prejudicando a qualidade do trigo.
     Não se deve arrancar o joio do trigo antes do momento certo da colheita, pois é difícil identificar qual deles é o joio, mas há uma grande e importante diferença entre ambos, quando eles crescem, e é chegado o momento da colheita, o joio se mantem de pé, enquanto o trigo se curva, é neste momento que se consegue identificar o trigo verdadeiro.
     Portanto, amados irmãos, devemos ficar atentos, pois muitos são os joios que nos cercam. A semelhança pode ser grande, mas saibam discernir o espírito que há em quem se encontra em nosso meio. No momento certo, em que o Senhor for provar a cada um de nós, é que será revelado o servo verdadeiro, pois este se curvará diante do Senhor.
     Tomemos cuidado, pois é chegada a época da colheita do Senhor. Não nos contaminemos com o joio, mas não nos cabe fazer separação alguma antes do tempo previsto pelo nosso Deus. Muitos são os líderes que fazem tal separação no tempo não determinado, comprometendo toda a colheita do Senhor.

Outras curiosidades quanto ao joio que merecem ser analisadas no campo espiritual:
- crescem rápido;
- excelente adaptação climática;
- curto intervalo entre germinação e floração;
- germinam em quase todos os substratos úmidos sem uma fertilização específica;
- alta longevidade;
- produção contínua.


                                     Até a próxima semana.

                                                          Fique na Paz do Senhor Jesus!

Um comentário:

  1. Excelente o título do seu blog.
    Parabéns pelas mensagens.
    Eu glorifico à Deus, que o arrebatamento está às portas e Jesus: O legítimo Dono e Senhor da Igreja irá separar o joio do trigo.

    Maranata! Ora vem Senhor Jesus.

    Aguardo sua visita e comentário.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    ***Shalom***

    ResponderExcluir